quinta-feira, 13 de novembro de 2008
CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!!1
terça-feira, 11 de novembro de 2008
O que o Bom Retiro tem?
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Bem-vindo ao Bom Retiro!
Ae galera, essa semana vamos falar sobre o bairro que foi porta de entrada dos imigrantes italianos; hoje é paraíso dos sacoleiros de moda e viu
nascer um dos maiores clubes de futebol do Brasil.
Hoje, as ruas do bairro estão tomadas por povos de diversas etnias. Coreanos, chineses e, principalmente, bolivianos, recheiam as lojas de produtos que atraem interessados por preço baixo.
Amanhã vamos falar sobre os pontos turísticos e históricos deste bairro fenomenal...
Fui!
sábado, 1 de novembro de 2008
A beleza da nascente
O processo de poluição do rio começa em 1920 com a construção da Guarapiranga, mas fica realmente acentuada por volta de 1950 com o aumento super acelerado da população, a partir disso o rio passou a ser depósito de esgoto doméstico e industrial. Há registros que na década de 60 muitos esportes aquáticos eram realizados ali, além de pescarias.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Caminho dos bandeirantes
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
Poluição e sujeira acabam com a vida do rio.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Rios da capital
A Marginal Pinheiros e a Marginal Tietê compõe as principais vias terrestes paulistanas e tem esse nome pelo óbvio, elas ficam nas margens dos rios. Estima-se que 70% dos veículos passem por elas todos os dias o que resulta no trânsito carregado que elas possuem todos os dias da semana. E algumas vezes final de semana também.
A urbanização e o crescimento insustentável da cidade fizeram com que hoje seja perceptível o péssimo odor ao nos aproximarmos dos rios.
Abaixo, foto das pontes que ligam os dois rios, mais conhecido como Cebolão.
By Evelise Jagmin
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Atrações Culturais no Ibirapuera
MAM
Smetak: Imprevisto
Início: 10 out 2008Término: 21 dez 2008
Sala: MAM - Grande Sala MAM
Descrição:
entrada: franca
Os artistas e obras selecionadas para a exposição no terceiro andar pesquisam os limites entre realidade e ficção, entre construção de documentos e verdades instituídas, entre memória pessoal e história coletiva. Partindo de diferentes perspectivas, os projetos oferecem novas interpretações sobre alguns aspectos da história da Bienal. O espaço expositivo apresenta um ambiente introspectivo – mais próximo ao tempo da biblioteca ou do arquivo do que ao tempo das grandes exposições e da indústria cultura.
PLANETÁRIO
programação: outubro de 2008
sessões: SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS
15h: “O CÉU DE TODO MUNDO”
17h: “POR DENTRO DO SOL”
19h: “PLANETAS DO UNIVERSO”
entrada: R$5,00
crianças menores de 12 anos, idosos acima de 65 anos e estudande pagam meia entrada
Mais informações:
http://www6.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/meio_ambiente/2008/10/0001quinta-feira, 23 de outubro de 2008
MAM - muita história, arte e cultura
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
Estrelas no Planetário
O Planetário Aristóteles Osini é uma das atrações mais legais do Parque (na minha opinião..rs). Este foi o primeiro planetário da América Latina, inaugurado em 1957 e com prédio de autoria dos arquitetos Eduardo Corona, Roberto G. Tibau e Antônio Carlos Pitombo, que foi inspirado na arquitetura dos anos 50.
Tempo aproximado de sessão: 50 minutos
terça-feira, 21 de outubro de 2008
O Parque da Cidade!
O Parque do Ibirapuera, inaugurado em 21 de agosto de 1954 e projeto por Oscar Niemayer, é um dos lugares preferidos dos paulistanos para se divertir aos finais de semana. Alguns vão para se exercitar, outros para passear com a família ou curtir as atrações do parque, como o Museu de Arte Moderna (MAM), a Bienal de Arquitetura, a Oca, o Planetário, Museu da Arte Contemporânea e muito mais.
Além das atrações culturais do parque, há aluguel de bicicletas, patinetes e patins e para os skatistas há uma grande Marquise própria para a prática do esporte. Para aqueles que querem descansar e conversar com os amigos, o Lago e a Prainha são as melhores opções.
Nessa semana vou mostrar , coisas legais para se fazer no parque, que atrações visitar e suas mostras, além das histórias dos projetos arquitetônicos do parque!
Passeio de bicicleta pelo parque!!!!... YouTube tem de tudo!!!
http://br.youtube.com/watch?v=1gLYY8W28gs&feature=related
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
quarta-feira, 8 de outubro de 2008
Os casarões e os barões do café
Na imagem é possível ver os casarões nela construídos de arquitetura eclética que eram ocupados por famílias muito ricas dos barões do café.
Nessa época foi construída a Casa das Rosas, famoso casarão ainda existente na Avenida na qual a Secretaria da Cultura está localizada. Essa casa foi projetada por Ramos de Azevedo pouco antes de sua morte para sua filha. É uma visita muito interessante para fazer, a casa é muito linda.
Era diante desta imagem que ocorriam passeios de carros abertos com pessoas jogando confetes e borrifando lança perfume para todo o lado no carnaval. A primeira maratona de São Silvestre ocorreu ali também, em 1924. Alguns anos de passaram e começa a verticalização da avenida.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
A avenida é inaugurada
segunda-feira, 6 de outubro de 2008
Paulista cultural
Situada no ponto mais alto da cidade, esse lugar abriga diversas sedes de empresas, bancos, antenas de rádio e até mesmo exposições culturais. E é sobre esta última que eu gostaria de ressaltar aqui.
O MASP talvez seja o museu de arte mais importante da cidade e muitas vezes nós, moradores da cidade de São Paulo, não fizemos nunca uma visita a ele. E veja bem, quando nós viajamos para algum lugar diferente, os museus não são os primeiros pontos turísticos que pensamos em ver? Pois então, por isso é que eu gostaria de escrever um pouquinho deste museu aqui.
Fazem poucos dias que o MASP emprestou ao museu do Louvre em Parrris a obra São Jerônimo Penitente no Deserto o que faz notável a importância mundial nesse museu.
E não pára por aí, 73 esculturas de bronze do artista francês Edgar Degas que pertencem ao acervo do MASP foram expostas em duas instituições nos Estados Unidos - Boca Raton Museum of Art, em Boca Raton e no Frederick Meijer Gardens & Sculptures Park, em Grand Rapids e agora foi para o novo espaço de arte da Fundación Mapfre, de Madri, onde ficarão até 15 de março de 2009. Este tesouro do MASP é referência nas artes do mundo todo, e é eficaz para valorizar o Brasil no exterior e também para atrair grandes mostras internacionais.
sábado, 4 de outubro de 2008
O Japão é Aqui
quinta-feira, 2 de outubro de 2008
Hummm.. Delícia!!
Amada por uns e odiada por outros (eu particularmente amo de paixão..rs), a cozinha japonesa é conhecida por ser rica e saudável, já que na maioria de seus pratos são utilizados ingredientes sempre frescos. Além de saudável, os pratos são lindos, todos muitos coloridos e saborosos!
Nesse site você encontrará os melhores restaurantes japoneses do bairro da Liberdade e nos outros cantos da cidade também...
Brasil japonês
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Made in Japan em São Paulo
Andando pelas ruas estreitas do bairro, vendo as senhorinhas japonesas fazendo suas compras, os senhores lendo jornais japoneses ou as pessoas conversando em japonês, sinto que São Paulo é a realmente uma cidade-mundo, onde fica clara a intensa fusão de culturas e costumes.
Uma atmosfera completamente diferente, assim é o bairro da Liberdade, nos transporta para outro lugar e mostra sua identidade, nas ruas, em suas construções e nos rostos das pessoas que vivem ali.
sábado, 27 de setembro de 2008
Primeiro Podcast do ANDANDO NA CIDADE! Remember da Rua AUGUSTA!
Augusta às antigas
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Aquela música
Após a frustração de fazer a coisa acontecer in loco, lá vai tudo o que sei sobre essa puta rua (risos) que é a Augusta.
Achei um documentário sensacional sobre a Rua Augusta. Lá você perceberá como a rua é simpática e plural. Talvez eu não tenha encontrado essa simpatia toda por ter ido lá muito “cedo”: duas da tarde (risos). A galera que circula por lá a noite é muito mais “bem-humorada”, entende?
Eduardo Neco
Eu queria fazer uma matéria...
Oi, eu sou estudante de jornalismo e estou fazendo uma matéria sobre a Augusta... "Ah, o senhor fala com o gerente, por favor..brigado, viu..." Olá, tudo bem? Eu estou fazendo uma matéria sobre a rua e queria saber há quanto você trabalha aqui; quais foram as mudanças na região; o que você acha da rua... “Óia, o patrão proibiu a gente de falar com repórti, cê me desculpa”.
Eduardo Neco, percebe?
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
Augusta, mostra a sua cara!?
Cada morador da cidade de São Paulo tem uma opinião sobre a famosa, famigerada, agitada, controversa, polêmica, chique (já chega, né?) Rua Augusta. Essa pluralidade quase cansativa de opiniões sobre este pedaço da cidade, que começa nos jardins e termina na confusão do centro, é resultado do próprio meio. A diversidade de pessoas dá o tom ao lugar.
Todo o tipo de indivíduo se esbalda na Augusta. Desde o cinéfilo que acalma suas necessidades nas poltronas de seus cinemas, até o sujeito que busca algum acalanto sexual na deselegância nada discreta de suas meninas (entende?) e de alguns meninos, por que não?
O fato é que a Augusta é como uma zona de guerra. Não no sentido bélico da coisa, mas no conflito gerado pela presença de diferentes filosofias de vida no mesmo lugar. Além do que, a rua funciona como um microscópio da cultura adolescente brasileira. Há dez anos, quem batia pernas pelos lados da galeria Ouro Fino, por exemplo, se deparava com os clubers (lembra deles?). Hoje, os “indies”, “vintages” etc, dominam este pedaço pomposo da rua.
Varando a Paulista em direção ao “Dark Side of the Augusta”, você encontra emos, gays, lésbicas, garotas (os) de programas, motoqueiros, casais (de todos os gêneros), executivos à favor do boteco, estudantes e, com uma dose triste de azar, os Skinheads e os Punks.
Essas coisas que aqui relatei já são batidas, manjadas. Por essa razão, tentaremos mostrar na reportagem desta semana um lado da Augusta que não costuma aparecer. Que lado é esse? Nem mesmo nós sabemos e esperamos ao longo da semana descobrir.
Obs:Claro que para se ter uma idéia exata do que ocorre de fato na Rua Augusta é preciso percorre-la bem abaixo dos conhecidos 120km do rei Roberto Carlos...aliás, lanço desafio de alguém conseguir descer a Augusta a mais de 50km.
sexta-feira, 19 de setembro de 2008
Lojas, lojas e mais lojas!!
http://www.guiada25.com.br
No site você encontra quase todas as lojas localizadas na região da 25 de março!
É isso, na próxima semana falaremos de outra famosa Rua da Cidade!
Senta que lá vem História
quarta-feira, 17 de setembro de 2008
Começam os preparativos natalinos
Essa situação me fez refletir um pouco a respeito do comércio no Brasil. Vivemos em função de datas especiais para presentear, aliás, brasileiro adora um feriado, mas tudo bem não vem ao caso. As empresas dedicam 4 meses do ano para sua grande venda do ano. Será que o lucro compensa esse tempo todo antecipado? Uma vez ouvi falar que muitas lojas vivem do lucro de suas vendas do natal, o que não é nada surpreendente levando em conta o tempo que esperam por essa data. Existem outras ainda, que vivem o ano todo fazendo preparativos natalinos. Bom mas não é esse o caso do blog.
Vamos ao que interessa, nesta data torna-se quase insuportável descer a ladeira Porto Geral, preços baixos e variedade atraem ainda mais as pessoas rumo a 25 de Março, o que me faz pensar nas vantagens que as compras antecipadas podem trazer: menos pessoas nas ruas, menos competição para conseguir os melhores produtos e muito mais sossego na hora de preparar sua casa para a chegada do bom velhinho.
Logo, está aí um excelente motivo para as lojas da 25 adiantarem os preparativos para o Natal e você também !
domingo, 14 de setembro de 2008
Mundaréu de Gente
Próximo Post sobre: 25 de Março e sua História