sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Lojas, lojas e mais lojas!!

Procurando links e imagens legais para postar aqui no blog sobre a Rua 25 de Março, encontrei este site, que pode ser de grande utilidade para quem vai as comprinhas na 25.

http://www.guiada25.com.br

No site você encontra quase todas as lojas localizadas na região da 25 de março!


É isso, na próxima semana falaremos de outra famosa Rua da Cidade!

Senta que lá vem História

Econtro da Ladeira Porto Geral com a Rua 25 de Março em 1850
Um leito do Tamanduateí totalmente navegável, assim era a Rua 25 de março em 1850. O rio, que recebia águas do rio Anhangabaú e desaguando no rio Tietê, seria como escoadouro para mercadorias que chegavam de navio no porto de Santos. As mercadorias eram levadas via Tamanduateí até as barcas no Porto Geral, daí que surgiu o nome da famosa Ladeira Porto Geral.

No início, devido as sete curvas que o rio Tamanduateí naturalmente possuía e por estar localizada na sétima e última curva do rio, a 25 era chamada de Rua das Sete Voltas. Porém no fim do século o rio Tamanduateí foi retificado e via passou a ser conhecida como Rua de Baixo, pois dividia a cidade em duas partes: a parte Alta e a parte Baixa.

Nesse período, as primeiras lojas começaram a ser instaladas na rua, comandadas pelos primeiros grupos árabes que imigraram para a Cidade de São Paulo. A maioria das famílias árabes se localizavam na parte alta, porém com a urbanização e a depois drenagem do rio os aluguéis na região alta passaram a ficar mais caros, obrigando-os a se instalarem na parte baixa, onde se encontra a Rua 25 de Março, pelos aluguéis mais baratos.

Ainda hoje, os árabes, já nas terceiras e quartas gerações, continuam líderes dos negócios da região. Porém no início dos anos 80 ganharam outras companhias como, principalmente, dos coreanos e chineses.

Assim, se formou a Rua 25 de Março que conhecemos hoje, um lugar com muitas histórias!


Jéssica Diniz

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Começam os preparativos natalinos


Ontem pela manhã, assisti o jornal matinal da Globo que noticiava o início das preparações para o Natal da rua 25 de março. Fiquei extremamente surpresa com a notícia, pois ainda estamos em setembro, mais especificamente, no dia 17 de setembro. Faltam 4 meses para o natal.
Essa situação me fez refletir um pouco a respeito do comércio no Brasil. Vivemos em função de datas especiais para presentear, aliás, brasileiro adora um feriado, mas tudo bem não vem ao caso. As empresas dedicam 4 meses do ano para sua grande venda do ano. Será que o lucro compensa esse tempo todo antecipado? Uma vez ouvi falar que muitas lojas vivem do lucro de suas vendas do natal, o que não é nada surpreendente levando em conta o tempo que esperam por essa data. Existem outras ainda, que vivem o ano todo fazendo preparativos natalinos. Bom mas não é esse o caso do blog.
Vamos ao que interessa, nesta data torna-se quase insuportável descer a ladeira Porto Geral, preços baixos e variedade atraem ainda mais as pessoas rumo a 25 de Março, o que me faz pensar nas vantagens que as compras antecipadas podem trazer: menos pessoas nas ruas, menos competição para conseguir os melhores produtos e muito mais sossego na hora de preparar sua casa para a chegada do bom velhinho.
Logo, está aí um excelente motivo para as lojas da 25 adiantarem os preparativos para o Natal e você também !
By Evelise Jagmin

domingo, 14 de setembro de 2008

Mundaréu de Gente




Quem nunca foi fazer umas comprinhas na Rua 25 de Março? Pois é, a Rua de comércio mais popular do país recebe cerca de 400 mil pessoas diariamente. Aquele mundaréu de gente disputando cada metro quadrado de rua, junto com camelôs e lojas, todos à procura dos mais diversos produtos, nacionais e importados (vindos diretamente do Paraguai.. RS!).


Tudo que podemos imaginar, conseguimos encontrar na 25 de Março, desde bijuterias até eletro-eletrônicos, dispostos nas diversas lojas, galerias e camelôs, com preços inacreditáveis, o que justifica o mar de gente que a freqüenta, mesmo sabendo que cerca de 45%* dos produtos que circula no local são falsificações ou fruto de contrabando.

Com tudo, a 25 de Maço é o maior centro comercial a céu aberto da América Latina, atraindo pessoas de todos os cantos do país que estão à procura de preço baixo e diversidade.


Xeretando no YouTube.com encontramos esse vídeo. Assim, você poderá dar uma voltinha na 25 sem ao menos sair de casa, o que é ótimo já que você não precisará enfrentar essa multidão!!



Durante essa semana você ainda conhecerá muito mais sobre essa famosa Rua!
Próximo Post sobre: 25 de Março e sua História



* dado retirado da Veja São Paulo


Por Evelise Jagmin e Jéssica Diniz