sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Atrações Culturais no Ibirapuera



MAM
Smetak: Imprevisto
Início: 10 out 2008Término: 21 dez 2008
Sala: MAM - Grande Sala MAM



Descrição:

O músico suíço Walter Smetak (1913-1984), que se radicou na Bahia e lá produziu uma obra diversificada e inusitada, na qual a música surge como veículo de uma visão de mundo mística, é o tema da exposição retrospectiva “Smetak Imprevisto”, que ocupa a Grande Sala do Museu de Arte Moderna de São Paulo de 9 de outubro (quinta-feira) a 21 de dezembro de 2008. A curadoria é de Jasmin Pinho e Arto Lindsay. O patrocínio da mostra é da BB Seguros.


A exposição traz 90 instrumentos criados pelo artista, bem como a execução de algumas de suas peças musicais. Reconstituindo a vida e a obra de Smetak em diferentes aspectos (arte espiritual, o homem, histórias curiosas etc.) há depoimentos em vídeo de nomes como Gilberto Gil, Júlio Medalha e Rogério Duarte. A mostra esteve em cartaz de 21 de agosto a 30 de setembro do ano passado no Museu de Arte Moderna da Bahia.


informações retiradas:





BIENAL
início: 26 de outubro até 6 de dezembro
entrada: franca

A exposição
Os artistas e obras selecionadas para a exposição no terceiro andar pesquisam os limites entre realidade e ficção, entre construção de documentos e verdades instituídas, entre memória pessoal e história coletiva. Partindo de diferentes perspectivas, os projetos oferecem novas interpretações sobre alguns aspectos da história da Bienal. O espaço expositivo apresenta um ambiente introspectivo – mais próximo ao tempo da biblioteca ou do arquivo do que ao tempo das grandes exposições e da indústria cultura.



Mais informações:








PLANETÁRIO

programação: outubro de 2008



sessões: SÁBADOS, DOMINGOS E FERIADOS
15h: “O CÉU DE TODO MUNDO”

17h: “POR DENTRO DO SOL”

19h: “PLANETAS DO UNIVERSO”

entrada: R$5,00


crianças menores de 12 anos, idosos acima de 65 anos e estudande pagam meia entrada


Mais informações:

http://www6.prefeitura.sp.gov.br/noticias/sec/meio_ambiente/2008/10/0001





Jéssica Diniz

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MAM - muita história, arte e cultura


Idealizado pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho em 1948 e incentivado por diversos intelectuais e artistas da época, o Museu de Arte Moderna de São Paulo foi um dos primeiros assentos institucionais de produção modernista do Brasil, criado para incentivar o gosto artístico do público por todos os campos das produções artísticas (artes plásticas, música, literatura e arte em geral). O museu busca com suas exposições valorizar e reconhecer os trabalhos de diversos artistas, tanto nacionais quanto internacionais.
Na época de sua fundação, o Museu situava-se na rua 7 de abril no centro da capital paulistana. Mas no ano de 1958, o MAM passa a ter nova sede, localizada no Parque do Ibirapuera. O prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, grande arquiteta modernista que, além do Museu de Arte Moderna (MAM), projetou outro prédio muito conhecido pelos paulistanos, o Museu de Arte de São Paulo (MASP). A construção possui grandes janelas de vidro que acompanham toda a sua extensão oval, dando amplitude e luminosidade ao Museu.
O Museu de Arte Moderna não só possui espaço dedicado às exposições, mas possui também em sua sede ateliê para cursos, auditório, uma pequena loja e também um charmoso restaurante com vista para o Jardim de Esculturas, uma exposição permanente concebida para espaços públicos. O Jardim ocupa cerca de 6 mil metros quadrados e possui cerca de 30 obras da arte tridimensional brasileira, grande parte delas pertencentes ao museu, combinadas com o belo paisagismo de Roberto Burle Marx.
O Museu de Arte Moderna de São Paulo é um patrimônio cultural da cidade e, deve ser valorizado pela sua importante contribuição para a disseminação da arte moderna e contemporânea brasileira e internacional, promovendo o reconhecimento de novos trabalhos e artistas de todos os campos artísticos.
proximo post - atuais exposições no parque do Ibirapuera!!
Jéssica Diniz

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Estrelas no Planetário



O Planetário Aristóteles Osini é uma das atrações mais legais do Parque (na minha opinião..rs). Este foi o primeiro planetário da América Latina, inaugurado em 1957 e com prédio de autoria dos arquitetos Eduardo Corona, Roberto G. Tibau e Antônio Carlos Pitombo, que foi inspirado na arquitetura dos anos 50.
Durante sete anos o Planetário se manteve de portas fechadas, devido à problemas em sua infra-estrutura, causados por infiltrações e infestação de cupins. Em 2006, após uma completas restauração do prédio, o Planetário voltou a fazer suas projeções, agora com uma novidade, recebeu um projetor Star Máster, um dos melhores.
O Planetário recebe anualmente cerca de 350 mil pessoas e suas projeções já foram assistidas por mais de 4 milhões de pessoas, de sua maioria estudantes. Portanto, vale a pena ir ao Parque e visitar o planetário.

Número de lugares: 280 lugares, sendo 7 para cadeirantes.
Tem elevador para o mezanino e rampa de acesso.
Tempo aproximado de sessão: 50 minutos
Informações: 5575-5425
Jéssica Diniz

terça-feira, 21 de outubro de 2008

O Parque da Cidade!



O Parque do Ibirapuera, inaugurado em 21 de agosto de 1954 e projeto por Oscar Niemayer, é um dos lugares preferidos dos paulistanos para se divertir aos finais de semana. Alguns vão para se exercitar, outros para passear com a família ou curtir as atrações do parque, como o Museu de Arte Moderna (MAM), a Bienal de Arquitetura, a Oca, o Planetário, Museu da Arte Contemporânea e muito mais.





Além das atrações culturais do parque, há aluguel de bicicletas, patinetes e patins e para os skatistas há uma grande Marquise própria para a prática do esporte. Para aqueles que querem descansar e conversar com os amigos, o Lago e a Prainha são as melhores opções.


Nessa semana vou mostrar , coisas legais para se fazer no parque, que atrações visitar e suas mostras, além das histórias dos projetos arquitetônicos do parque!







Passeio de bicicleta pelo parque!!!!... YouTube tem de tudo!!!

http://br.youtube.com/watch?v=1gLYY8W28gs&feature=related


Jéssica Diniz