quinta-feira, 23 de outubro de 2008

MAM - muita história, arte e cultura


Idealizado pelo industrial Francisco Matarazzo Sobrinho em 1948 e incentivado por diversos intelectuais e artistas da época, o Museu de Arte Moderna de São Paulo foi um dos primeiros assentos institucionais de produção modernista do Brasil, criado para incentivar o gosto artístico do público por todos os campos das produções artísticas (artes plásticas, música, literatura e arte em geral). O museu busca com suas exposições valorizar e reconhecer os trabalhos de diversos artistas, tanto nacionais quanto internacionais.
Na época de sua fundação, o Museu situava-se na rua 7 de abril no centro da capital paulistana. Mas no ano de 1958, o MAM passa a ter nova sede, localizada no Parque do Ibirapuera. O prédio, desenhado por Lina Bo Bardi, grande arquiteta modernista que, além do Museu de Arte Moderna (MAM), projetou outro prédio muito conhecido pelos paulistanos, o Museu de Arte de São Paulo (MASP). A construção possui grandes janelas de vidro que acompanham toda a sua extensão oval, dando amplitude e luminosidade ao Museu.
O Museu de Arte Moderna não só possui espaço dedicado às exposições, mas possui também em sua sede ateliê para cursos, auditório, uma pequena loja e também um charmoso restaurante com vista para o Jardim de Esculturas, uma exposição permanente concebida para espaços públicos. O Jardim ocupa cerca de 6 mil metros quadrados e possui cerca de 30 obras da arte tridimensional brasileira, grande parte delas pertencentes ao museu, combinadas com o belo paisagismo de Roberto Burle Marx.
O Museu de Arte Moderna de São Paulo é um patrimônio cultural da cidade e, deve ser valorizado pela sua importante contribuição para a disseminação da arte moderna e contemporânea brasileira e internacional, promovendo o reconhecimento de novos trabalhos e artistas de todos os campos artísticos.
proximo post - atuais exposições no parque do Ibirapuera!!
Jéssica Diniz

Nenhum comentário: