Atualmente, o Brasil é o país com maior número de japoneses fora do Japão. Porém, as dificuldades que os japoneses enfrentaram ao chegar ao país não foram poucas.
A imigração de japoneses ao Brasil iniciou-se em 1908, quando chegaram as primeiras famílias para trabalhar nas fazendas de café. Com o início da Primeira Guerra Mundial, este número cresceu ainda mais, pois o Japão passava por mais uma crise econômica e um exagerado crescimento populacional.
As diferenças entre os costumes, idioma, religião, clima e a alimentação dificultaram a integração dos japoneses no Brasil, mas durante a Segunda Guerra Mundial essa integração foi ainda mais difícil. Com a entrada do Brasil no conflito ao lado dos Aliados, contra o Eixo Alemanha, Itália e Japão, os japoneses foram proibidos de se comunicarem em seu idioma e qualquer manifestação cultural seria considerada um crime contra o país.
Apesar de todas essas dificuldades, hoje os japoneses são parte essencial no desenvolvimento econômico e cultural do país, trouxeram sua arte, suas crenças, seus costumes e todo o seu conhecimento para o Brasil.
Jéssica Diniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário